O BLOG DA ESCOLA ESTARÁ PUBLICANDO FOTOS DOS ALUNOS PELA AUTORIZAÇÃO DOS PAIS PORÉM A FUNÇÃO DE COPIAR E COLAR OU SALVAR AS FOTOS NO SEU COMPUTADOR NÃO SERÁ POSSÍVEL POR MOTIVO DE SEGURANÇA!!! IDEÁRIO DA PRÁTICA EDUCATIVA. | E.M."Prof.Dr.Halim Atique"

IDEÁRIO DA PRÁTICA EDUCATIVA.

Compartilhar esta Postagem em:
Ideário da prática educativa
As vivências dos alunos na E.M. Profº Doutor Halim Atique são inspiradas e regidas por um conjunto de princípios que definem a interferência educacional e o cidadão que a Escola espera formar.

A escola é espaço público de exercício de vida pública
A E.M. Profº Doutor Halim Atique é, para seus alunos, o espaço que, intencionalmente, auxilia na superação da cultura do individualismo, substituindo-a pela cultura da realização cooperativa. Crianças e adolescentes vivenciam normas que facilitam a convivência das diferenças e a aquisição de saberes como, por exemplo, cumprimento de horários, organização de materiais, além de formas adequadas de comunicação. Essas práticas preparam para a vida pública, presente e futura. Ensinam a lidar com os anseios e frustrações pessoais para se conquistar o prazer da vida com os outros.


A escola é laica e respeita a diversidade
A Escola não assegura qualquer educação religiosa, pois acredita que tal formação deve ser dada pela família. Valoriza a convivência de todos os credos religiosos no espaço escolar, estimulando uma troca enriquecedora e respeitosa que educa os alunos para a alteridade. No cotidiano, estabelece o diálogo sobre diferenças de hábitos religiosos e a aquisição de alguns conhecimentos de todas as religiões. A solidariedade, a justiça e a liberdade religiosa são sempre enfatizadas.

A escola amplia e organiza conhecimentos
A escola é a instituição educacional que propicia ao indivíduo passar da experiência imediata e desorganizada para o conhecimento sistematizado e a construção de postura crítica. Esse processo implica na socialização de certos saberes ? conteúdos que são ensinados e aprendidos. Na E.M. Profº Doutor Halim Atique, são conteúdos escolhidos intencionalmente, que o sujeito não aprende de maneira espontânea por meio de observação e imitação. É necessária a ação sistemática, típica da prática educativa, para que o indivíduo domine esses conhecimentos. Dessa forma, a E.M. Profº Doutor Halim Atique prepara indivíduos para conhecer o seu meio e nele agir para transformá-lo.

Na escola se aprende a aprender
Na E.M. Profº Doutor Halim Atique o aluno conhece estratégias eficientes de aprendizagem, utilizando-as gradativamente e com autonomia, para a aquisição de novos conhecimentos. Trata-se de aprender a avaliar, transformar e ampliar seus próprios conhecimentos através do desenvolvimento de competências metodológicas – levantamento de hipóteses e comprovações, procura e registro de informações. Há também a preocupação com a formação de atitudes favoráveis à aprendizagem – planejamento, atenção, observação, esforço, curiosidade para assim realizar um trabalho prazeroso e responsável.

O ensino da língua materna é tarefa primordial da escola
É função da E.M. Profº Doutor Halim Atique cultivar as habilidades de falar, escutar, ler e escrever – fatores de inserção social. A E.M. Profº Doutor Halim Atique acredita que o indivíduo deve conhecer e dominar sua língua de maneira rica e autônoma, princípio da construção de sua identidade cultural num mundo globalizado. Dessa forma, propicia ao aluno o cultivo de todas as manifestações da língua portuguesa de maneira intensa, extensa, profunda e sistemática, para comunicar, informar e aprender.

A educação escolar situa o indivíduo no presente e lhe transmite o herdado
É missão da educação formar pessoas livres e conscientes. Para tal, a E.M. Profº Doutor Halim Atique favorece um contato de seus alunos com a realidade. A leitura e a criação de jornais e revistas com dados referentes à atualidade, assim como o incentivo à fala e à escrita diária fazem parte do cotidiano escolar. Há a preocupação em criar, nos alunos, o hábito de refletir sobre o presente e vivê-lo de maneira intensa.
A Escola valoriza o acervo cultural acumulado, perante os alunos e sua relação com o presente. Só se pode pensar e viver a partir do que já foi pensado e vivido, de modo a compreender o que se herda dos mais diversos âmbitos da experiência humana construída no saber codificado, tal como o vemos na ciência, no conhecimento social, nas artes, na literatura... Dessa cultura, a Escola escolhe seus principais conteúdos de ensino e aprendizagem, apontando para as conquistas da humanidade, fruto de luta para melhorar o mundo. Procura ainda fazer o aluno perceber os erros e as injustiças passadas, com a intenção de, refletindo sobre eles, levá-lo a reconstruir a realidade, de forma mais gratificante e justa. A partir do passado é possível compreender e modificar o mundo.

Créditos: Site da Escola Carlitos

Obrigado por nos visitar, tem Dúvidas ou uma pergunta? Envie por Email: halimatique.smedu@empro.com.br Por favor, deixe seu comentário abaixo. Obrigado e espero que tenha gostado.

0 comentários:

Postar um comentário